GIFF
PT | EN

Oficinas

Música e som como elementos narrativos no cinema com Laureano Nazar

Data de realização: 02 e 03 de dezembro de 2023, das 08h às 10h.
Local: Instituto De Educação Em Artes Professor Gustav Ritter ( Av. Mal. Deodoro, 237 - St. Campinas, Goiânia - GO).

Oficina gratuita.
Oficina ministrada em Espanhol, haverá um intérprete fluente em espanhol para dúvidas

Mini Bio
Laureano Nazar

Laureano nasceu e mora na cidade de Mendoza, Argentina. Depois de uma longa carreira como cantor e compositor folk/pop, ele começou a trabalhar no mundo do cinema como compositor e arranjador, além de engenheiro de mixagem. Possui dois álbuns lançados e um livro de histórias. “Isto não é um espelho” é o seu primeiro trabalho audiovisual como escritor/diretor. É proprietário e engenheiro-chefe do estúdio de pós-produção Nautilus Audio, onde mixou o som e criou a música original de diversos filmes e curtas-metragens argentinos

Ementa
Nesta oficina você aprenderá como o som e a música são utilizados nas obras audiovisuais para valorizar sua narrativa, acrescentando uma camada de emoção e ampliando os limites da tela, fazendo com que o espectador mergulhe na história que contamos. Temas a tratar:

  • Breve história do som no cinema: do cinema mudo ao Dolby ATMOS;
  • Elementos de uma trilha sonora: diálogos, músicas, ambientes e efeitos sonoros;
  • Música empática e anempática;
  • Música diegética e extradiegética;
  • O som como elemento narrativo: funções do som no cinema, tipos de escuta.

Público-alvo

  • Estudantes e graduados de carreiras relacionadas à produção audiovisual;
  • Interessados em pós-produção de som;
  • Geradores de conteúdo audiovisual;
  • Entusiastas do cinema

Inscrições encerradas!


Introdução à Direção de Fotografia - O comportamento da câmera com Larry Machado

Data de realização: 01, 02 e 03 de dezembro de 2023, das 09h às 13h.
Local: Instituto de Educação em Artes Professor Gustav Ritter (Av. Mal. Deodoro, 237 - St. Campinas, Goiânia - GO).

Oficina gratuita.

Preparamos uma oficina especial para você entender sobre a cinematografia audiovisual. Em dezembro, junto com Larry Machado, exploraremos de forma teórica e prática temas como movimentos de câmera, composição, enquadramento, desenho de luz, refletores e iluminação natural.

Mini Bio
Larry Machado

Membro da Associação Brasileira de Cinematografia, Larry é graduado em Cinema e Audiovisual UEG e atua como diretor e diretor de fotografia de filmes, séries e videoclipes. Produtor e sócio da Dafuq Filmes, ele já fotografou diversos longas como "Vento Seco", de Daniel Nolasco (2020 - Berlinale-Berlin Internacional Film Festival e premiado como melhor fotografia no 27 º Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro); "Vermelha" de Getúlio Ribeiro (2019 - Vencedor de melhor filme na Mostra Aurora na Mostra de Tiradentes 2019); "Mr. Leather", de Daniel Nolasco (2019 - BAFICI Festival Internacional de Cinema Independente de Buenos Aires) e "Paulistas", Daniel Nolasco (2017 - DOK Leipzig 2017). Larry também dirigiu os curtas "Kris Bronze" (exibido em mais de 30 festivais no Brasil e premiado nos festivais 17º NOIA Festival do Audiovisual Universitário, Piridoc 2018, FAVERA 2018, 18º Goiânia Mostra curtas e Mostra ABD FICA) e “Madruga Bikes", disponível atualmente na Glopoplay.

Ementa
Esta oficina oferece uma introdução aos conceitos da cinematografia audiovisual, com foco no cinema. Exploraremos os elementos teóricos e práticos que criam imagens, através de exercícios envolvendo câmera e luz. Abordaremos temas como movimentos de câmera, composição, enquadramento, desenho de luz, refletores e iluminação natural. Além disso, discutiremos as etapas de trabalho e funções no departamento de fotografia, usando exemplos de produções goianas.

Público-alvo
Pessoas com interesse pela área e que tenham como objetivo trabalhar e entender sobre a direção de fotografia. Não é necessário ter experiência prévia.

Inscrições encerradas!